Pavimentação – Misturas asfálticas – Determinação da densidade relativa máxima medida e da massa específica máxima medida em amostras não compactadas – Método de ensaio. Esta norma estabelece o procedimento técnico para determinação da densidade relativa máxima medida, antes denominada densidade máxima teórica, e da massa específica máxima medida de misturas asfálticas não compactadas, utilizando o método Rice; Verifica também a razão entre a massa da mistura asfáltica não compactada (solta) e a massa da água ocupando o mesmo volume, ambas à temperatura padronizada do ensaio; Inspeciona a razão entre a massa da mistura asfáltica não compactada (solta) e seu volume, à temperatura do ensaio, medidos em laboratório.
Veja MaisO método da densidade in-situ consiste na realização de um teste de compactação por meio de um frasco de areia. O frasco possui um volume conhecido, e suas paredes são finas o suficiente para que o solo compactado adquira a forma do frasco. O solo é, então, preenchido com uma quantidade pré-determinada da mistura de solo e água e é compactado mediante vibrações mecânicas controladas. O teste de compactação é, assim, realizado para determinar o grau de compactação do solo. O solo compactado é pesado, e a quantidade de água utilizada é conhecida. A partir destes dados, é possível calcular a densidade in-situ do solo. A densidade in-situ é uma medida importante para a determinação da resistência à compressão do solo.
Veja Mais
Os Estudos Técnicos Diagnósticos de Pavimentos são estudos realizados para avaliar a condição atual dos pavimentos e predizer seus comportamentos futuros. Essa análise tem como objetivo identificar possíveis problemas de pavimentação, identificar o estado de degradação das superfícies de rolamento e propor soluções para melhorar a qualidade dos pavimentos.
Veja MaisEsse método visa determinar a percentagem de betume em misturas betuminosas. Na execução do ensaio, buscamos obter o resultado do produto asfáltico adicionado na amostra ensaiada.
Veja MaisAcompanha o processo que compreende: Controle de Taxa (Emulsão (RR2-C, RR1-C); Recuperação elástica; Viscosidade; Ponto de amolecimento; Peneiramento; Resíduo por evaporação; Controle de Taxas - Agregados; Ensaios de Agregados; Granulometria; Índice de Forma; Durabilidade; Abrasão Los Angeles; Limpeza da pista; Acabamento.
Veja MaisDeterminação do grau de compactação; Determinação do volume de vazios; Conferência de espessuras.
Veja MaisOs ensaios de caracterização do solo são procedimentos utilizados para determinar as propriedades físicas e mecânicas do solo. Essas informações são essenciais para o planejamento e projeto de obras civis, tais como construções de edifícios, estradas, pontes, barragens, entre outras.
Veja MaisOs ensaios de emulsões asfálticas são realizados para avaliar as características físico-químicas e mecânicas das emulsões utilizadas em pavimentação asfáltica. Esses ensaios são importantes para garantir a qualidade das emulsões, bem como a adequação do tipo e a graduação da emulsão para uma determinada aplicação.
Veja MaisO controle tecnológico de terraplenagem é um conjunto de procedimentos que visam garantir que as atividades de movimentação de terra sejam realizadas de forma adequada, atendendo aos requisitos técnicos e normativos previstos em projetos e especificações.
Veja MaisO controle de pavimentação asfáltica tem como objetivo garantir que a qualidade do pavimento asfáltico construído esteja de acordo com o projeto. Esse serviço é realizado pelos nossos profissionais qualificados, que monitoram todos os processos de construção e certificam a qualidade do serviço. O controle é fundamental para garantir que o pavimento asfáltico tenha uma vida útil adequada.
Veja MaisO Controle Tecnológico do Concreto é um processo que envolve a realização de testes de qualidade no concreto, utilizado para a construção de estruturas. Esses testes verificam se o concreto produzido atende aos requisitos especificados para cada aplicação no projeto.
Veja MaisO controle de pesquisas é o processo de coletar e analisar informações para determinar o que o público-alvo deseja. É um processo dinâmico e contínuo que ajuda as empresas a se adaptarem às mudanças no mercado. Por meio de pesquisas, as empresas podem descobrir como os clientes percebem seus produtos ou serviços, o que eles esperam e o que vão comprar. Esse procedimento também é usado para avaliar novos produtos e serviços e entender as necessidades dos consumidores.
Veja MaisO Laboratório Móvel é um laboratório equipado com todos os equipamentos necessários para realizar experimentos científicos, o qual pode ser facilmente transportado de um lugar para outro. É usado para levar experimentos para locais remotos, onde as condições de laboratório tradicionais não estão disponíveis.
Veja MaisO controle de temperaturas é uma prática usada para monitorar e gerenciar as temperaturas de um determinado ambiente. Ele é usado para garantir que os produtos sejam seguros e que as condições ambientais sejam adequadas para as atividades realizadas. Pode ser usado para monitorar a temperatura de diferentes locais e estabelecimentos, como de um armazém, de um laboratório ou de um hospital. O controle de temperaturas ajuda a evitar perdas e problemas relacionados às temperaturas indesejadas. Como resultado, reduz os custos operacionais e ajuda a garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Veja MaisA Taxa de Micro Revestimento Asfáltico pelo método do gabarito é um mecanismo de controle de taxa utilizado para monitorar o consumo de material em camadas de microrrevestimento asfáltico e garantir que a estrutura de pavimento seja construída de forma consistente. Ele envolve colocar um gabarito em cima da camada de microrrevestimento asfáltico enquanto o material é depositado, garantindo que a espessura da camada seja mantida dentro das especificações.
Veja MaisO Compactador Marshall é um equipamento usado para ensaios de compactação de materiais granulares em laboratórios. Ele é usado para determinar a densidade aparente, o volume de vazios, a estabilidade RBV (Resistência ao Bloqueio de Vazios) e a resistência à tração por compressão diametral de materiais como areia, argila, cascalho, solo e outros.
Veja MaisA consultoria em estabilização de solos é um serviço que fornece aos clientes assessorias específicas para melhorar a estabilidade de seus solos. O serviço envolve a identificação e a avaliação de fatores que podem afetar a estabilidade de um solo, bem como a análise de problemas relacionados a esse fator e a recomendação de soluções. Estas podem incluir o uso de técnicas de estabilização química, mecânica ou de mistura de solos, entre outras. Além disso, os técnicos de estabilização de solos também podem ajudar os clientes a identificarem problemas de estabilidade antes que eles se tornem sérios, fornecendo-lhes informações sobre como prevenir problemas futuros.
Veja MaisA reciclagem de pavimentos asfálticos é um processo de reutilização de materiais de pavimento já existentes para a construção de novos pavimentos. O processo deve ser realizado sempre que possível para economizar dinheiro e recursos, reduzir custos de manutenção e melhorar a qualidade do pavimento.
Veja MaisA estabilização de solos é um processo que visa melhorar as propriedades físicas e químicas dos solos, tornando-os mais resistentes à erosão, à compressão e a outras forças externas. Esse processo pode melhorar a capacidade do solo em absorver e armazenar água, bem como promover a estabilidade estrutural. Também pode ser usado para melhorar a resistência mecânica do solo, para aumentar a resistência à erosão e a capacidade de suportar cargas. Para a realização desse serviço, utiliza-se materiais como:Aterros controlados;Solo-brita;Solo-cal;Solo-cimento.
Veja Mais